Logo na saída do voo, o boxeador Armen Zakaryan, que atuará apenas como um parceiro de sparring e não competirá nos Jogos, resumiu bem o "espírito combativo" e vitorioso em que se encontram todos os atletas de seu país.
"Chegamos bem. (…) Estamos com o humor excelente, muito animados, preparados para dar o nosso máximo, para lutar até as nossas últimas forças. Porque se a situação política com relação à Rússia já estava tensa, agora, o esporte também foi trazido para o mesmo plano. Teremos que lutar tanto pelas nossas categorias esportivas, como pelos nossos colegas do atletismo, que não foram admitidos [nos Jogos]" – revelou o atleta.
Cansados após mais de 16 horas de voo, feito com escala em Madrid, a maioria dos atletas preferiram não falar com os jornalistas. A equipe de nado sincronizado, no entanto, diversas vezes campeã olímpica em sua categoria, parecia ser uma das mais animadas e abertas ao diálogo com a imprensa.
"Esperamos que esteja tudo preparado para nós por lá, que estejam nos aguardando. Estivemos lá em janeiro, tem uma piscina ótima. Esperamos que tudo dê certo" – completou a também atleta russa de nado sincronizado Topilina Gelena.
A principal treinadora da seleção de nado sincronizado da Rússia, Tatiana Pokrovskaya, disse que sua equipe está com o "espírito de luta" em alta.
"Agora, temos a responsabilidade de não apenas vencer por nós, mas também por aqueles que não puderam vir. Principalmente, pela equipe de atletismo" – declarou a treinadora.
"Toda a debelação está muito determinada, todos com o espírito de luta. Portanto, tenho a certeza de que, apesar do longo voo, estamos prontos para mostrar o nosso melhor. (…) Já estivemos diversas vezes no Brasil e acho que já nos sentimos em casa quando viajamos para cá" – concluiu a nadadora Svetlana Romashina.
Todos os atletas russos com histórico de doping foram proibidos de participar dos Jogos. Assim, as seleções russas de natação, pentatlo, canoagem e remo ficaram incompletas. A equipe nacional de atletismo, suspensa pela IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo), também ficou de fora.