“Um tema muito interessante, agora em fase de desenvolvimento. Se vocês participarem, serão muitos recursos envolvidos e muitos lucros. Pois se trata de um grande projeto regional de abastecimento e processamento de água”, disse Konstantinov durante o encontro com seus colegas franceses.
Além disso, segundo Konstantinov, Crimeia possui grande interesse em atrair investimentos nas áreas de agricultura, turismo e transporte.
A Ucrânia era responsável por 85% do fornecimento de água para a península. Depois da reunião da Crimeia com a Rússia, esse fornecimento foi completamente interrompido.
A visita dos parlamentares franceses à Crimeia foi recebida de forma muito negativa por Kiev que, em comunicado oficial na semana no início da semana, prometeu adotar sanções contra estrangeiros que visitam a península sem autorização do governo ucraniano.
Ucrânia considera Crimeia como território seu, temporariamente ocupado for forças externas. Já o ministério das Relações da Rússia afirma, de modo reiterado, que a população da Crimeia, de forma democrática, de acordo com o direito internacional e com as determinações da ONU, escolheu se reunir à Rússia, que respeita e aceita essa escolha.