Em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil, Orkut Buyukkokten, o criador do orkut, conta o que o seu novo empreendimento tem de especial. Confira a entrevista:
Sputnik Brasil: Quais são as diferenças mais marcantes entre a ‘hello’ e outras redes sociais, inclusive o antigo orkut.com?
Orkut Buyukkokten: As redes sociais hoje não fazem um grande trabalho em recriar a forma como nos encontramos e nos conectamos com novas pessoas na vida real – em torno de interesses e paixões compartilhadas. As redes sociais as quais estamos mais familiarizados (como Facebook, Snapchat, Twitter, Reddit e Instagram) são usadas principalmente para transmitir e espalhar conteúdo, mensagens privadas uns aos outros, discutir interesses individuais ou comentar e compartilhar anonimamente em fóruns de discussão. As redes sociais hoje não fornecem um ambiente no qual podemos facilmente nos conectar com pessoas e fazer novos amigos. A ‘hello’ foi criada para preencher essa demanda. Hello te conecta com novas pessoas e amigos que compartilham seus interesses e paixões. Usuários da ‘hello’ compartilham suas criações, ideias, experiências e constroem novas conexões e amizades.
Sputnik: Por que você diz que as atuais redes sociais afastam as pessoas ao invés de aproximá-las?
Orkut: Nós vivemos em um mundo de ‘hiperconexão’, e ainda assim nós lutamos para encontrar pessoas. Nas atuais redes sociais, o que nós compartilhamos online representa o que pensamos que o mundo quer ver em nós ao invés do que nós realmente somos por dentro. Conexões reais acontecem quando baixamos nossa guarda, nos tornamos vulneráveis e expressamos o que somos verdadeiramente. Se conectar não é sobre quantas curtidas nós conseguimos. Conexões reais são sobre um sentimento de união. É sabido que existe alguém em algum lugar que vai olhar por nós, oferecer um ombro quando precisarmos rir e chorar, deixar nós sermos nós mesmos. Eu acredito que o quanto mais nos conectamos, mais bonito o mundo se torna. A ‘hello’ quer conectar o mundo através de interesses e paixões compartilhadas – e isso é o que nos faz diferentes de outras redes sociais.
A ‘hello’ quer conectar o mundo através de interesses e paixões compartilhadas – e isso é o que nos faz diferentes de outras redes sociais.
Sputnik: E por que e como a ‘hello’ une as pessoas?
Orkut: Na ‘hello’ nós moldamos toda a experiência baseada em paixões. Nós chamamos essas paixões baseadas em comunidades de personas. Personas permitem que você se conecte com pessoas e com os assuntos sobre coisas que você ama.
Amor e companheirismo não são problemas a serem projetados e resolvidos. Leis da probabilidade sozinhas não podem explicar quem você irá encontrar e como. Na ‘hello’, estamos tornando mais fácil para você conhecer as pessoas e deixar a mágica acontecer. Você nunca sabe o que vai acontecer até que você diga 'Olá'. Existem tantas pessoas maravilhosas incríveis lá fora. Nós criamos pontes entre as pessoas, criando um lugar onde você pode explorar nossa comunidade e conhecer novas pessoas.
A decade of love, friendship, adventure. Read my letter @ https://t.co/GQibRJ0A8V Say hello & love your world #orkut pic.twitter.com/ttesWKmspe
— Orkut Buyukkokten (@orkut) 22 de junho de 2016
Sputnik: Por que a ‘hello’ está acima dos medos e do ódio, como você disse?
Orkut: A ‘hello’ é construída em cima de paixões. Nós construímos uma comunidade onde pessoas podem sempre se sentir bem-vindas e incluídas e ninguém se sente julgado. Quando nossa comunidade expressa o que nós somos autenticamente, nossas paixões e sentimentos genuínos, nós embarcamos no amor próprio e no amor pelas pessoas ao seu redor. Medo e ódio não tem lugar em uma comunidade amorosa.
Sputnik: Qual é a sua expectativa para o serviço da ‘hello’?
Orkut: A ‘hello’ tem sido uma jornada incrível. Tivemos grande entusiasmo e engajamento dos seus membros desde que a lançamos. Nossa comunidade está crescendo muito rapidamente e se conectando uns com os outros de forma autêntica e genuína. ‘hello’ é o começo de algo bonito. Há tantas pessoas lá fora. Diga ‘olá’ e ame o seu mundo.