Antes o Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) tomou decisão de não afastar toda a equipe russa, deixando às federações esportivas internacionais o direito de definir quem poderia participar das Olimpíadas no Rio. Ao mesmo tempo não será possível a participação dos esportistas russos com histórico de doping.
"Até agora está confirmada a admissão de 272 atletas às Olimpíadas. O ponto final será colocado amanhã, quando terminarem os processos das várias modalidades esportivas. Vemos que os critérios foram introduzidos precisamente em relação à nossa equipe", anunciou Vitaly Mutko na abertura de uma reunião do comitê do Ministério dos Esportes da Rússia.
"Vimos que existem critérios diferentes. Tudo já foi dito pelo governo do país, por todos nós, e pelas federações. Temos que nos concentrar e realizar nosso trabalho", acrescentou.
Todos os atletas russos com histórico de doping foram proibidos de participar dos Jogos. Assim, as seleções russas de natação, pentatlo, canoagem e remo ficaram incompletas. A equipe nacional de atletismo, suspensa pela IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo), também ficou de fora.