Para garantir o reforço no efetivo da Polícia Militar para as Olimpíadas, o coronel Edison Duarte informou que foram suspensas férias, licenças especiais, aplicou compulsoriamente o Regime Adicional de Serviço (RAS) e colocou na rua policiais que trabalham no serviço burocrático.
Haverá também reforço no número de policiais nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que vão receber mais 634 policiais.
O novo esquema de patrulhamento no estado teve início no dia 5 de julho e seguirá até o dia 30 de setembro, após a Paralimpíada.
Ainda de acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, durante os Jogos, os policiais vão atuar do lado de fora dos locais de competição, com exceção do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), que também vai agir no interior do Maracanã e do Engenhão. Haverá reforço ainda no policiamento nos terminais de transporte público, aeroportos (o RIOGaleão terá participação das Forças Armadas), áreas de interesse turístico, vias expressas e live sites (Boulevard Olímpico, Parque Madureira e Centro Esportivo Miécimo da Silva).
"As responsabilidades dos Jogos Olímpicos são compartilhadas e foram definidas ao longo de 2015, produzindo o Plano Integrado de Segurança e Ordenamento Urbano, que apresenta a matriz de atribuições dos órgãos envolvidos na Segurança e Defesa. Nossa responsabilidade é fazer o policiamento no perímetro externo imediato das instalações. O planejamento e a integração entre as agências vêm sendo aplicado nos eventos-teste," explicou o coronel Edison Duarte.
Para o patrulhamento nos Jogos, a PM vai contar também com o apoio de três aeróstatos, que são balões que ficam a cerca de um quilômetro de altura e possui um sistema de geração e transmissão de imagens em tempo real e alta definição, que serão encaminhadas para as estruturas que compõem o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC). O equipamento tem poder de alcance de até 2 km. Os aeróstatos vão ficar instalados na Quinta da Boa Vista, Jockey Club Brasileiro, que funcionarão durante as competições e RioCentro, onde vai operar 24 horas por dia.