China desenvolve hibrido de avião com foguete

© AFP 2023 / StringerUm avião voa com a Lua em fundo sobre Kunming, no sudoeste da China, agosto de 2014
Um avião voa com a Lua em fundo sobre Kunming, no sudoeste da China, agosto de 2014 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Até 2030 a China planeja criar um veículo aeroespacial de novo tipo destinado a voos sub-orbitais e orbitais que possuirá vários tipos de motores, informou a Televisão Central da China (CCTV).

Imagem artística do avião PAK DA - bombardeiro hipersónico de reconhecência e antinavio - Sputnik Brasil
Rússia desenvolve bombardeiro hipersônico espacial capaz de atacar com armas nucleares
Segundo a CCTV, o desenvolvimento do veículo é dirigido pela Corporação Chinesa de Ciência e Técnica (CASC). Uma caraterística importante do avião em elaboração é a presença de vários tipos de motores: motores turbo e ramjets, bem como propulsores de foguete.

Na opinião dos desenvolvedores, isso permitirá dirigir o veículo como um avião na atmosfera e como um foguete no espaço. Está previsto que o veículo em desenvolvimento seja reutilizável e consiga decolar e aterrissar em aeroportos normais. O custo de sua manutenção será reduzido porque não precisará de plataformas para lançamentos especiais.

Segundo um funcionário da CASC, as tecnologias fundamentais para a criação do novo veículo serão dominadas nos próximos 3 a 5 anos. O primeiro voo sub-orbital e a saída para o espaço estão marcadas para 2030.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала