O míssil foi lançado na quarta-feira de manhã pela Coreia do Norte e caiu a 280 quilômetros a oeste da península de Oga, prefeitura de Akita, comunicou a agência japonesa Kyodo.
A fonte da agência indica que os escombros no mar do Japão foram descobertos pela guarda costeira do país. Porém, sua origem ainda não está confirmada.
Segundo informações anteriores, um míssil balístico norte-coreano com alcance de até mil quilômetros, atingiu a zona econômica exclusiva japonesa, caindo precisamente naquele local do mar em que os escombros foram descobertos.
De acordo com os militares americanos, na quarta-feira a Coreia do Norte lançou, realmente, dois mísseis balísticos, mas um deles explodiu logo após o lançamento.
O lançamento do míssil a partir da Coreia do Norte foi registrado pelo Comitê Conjunto de chefes de Estado-Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul.
Vale notar que lançamentos de mísseis com uso de tecnologias balísticas estão proibidos na Coreia do Norte de acordo com as respetivas resoluções do Conselho de Segurança da ONU.