O Nerekhta-2 estará equipado com novo tipo de munições e será capaz de enfrentar inimigos mais potentes e fortes do que ele mesmo.
Denisov explica que a plataforma Nerekhta foi a mais apropriada para fazer alterações diversas. Nerekhta é uma espécie de laboratório para testar soluções tecnológicas inovadoras para robôs terrestres de apoio a operações de combate, inclusive em condições urbanas.
O Nerekhta-2 deverá fazer parte do equipamento dos soldados no futuro.
"A parte invisível do Nerekhta – o seu sistema de controle – não é menos importante. Achamos que é uma parte do equipamento de combate de um futuro soldado. É impossível melhorar sempre as capacidades do ser humano, adicionando armaduras complementares, desse jeito o transformaremos em um tanque que caminha. O combatente precisa de um assistente pessoal, portador de armas", explicou Denisov à Sputnik Internacional.
O chefe do Fundo de Pesquisa Avançada ressalta que os agentes de forças especiais não precisarão usar uma tela para controlar o robô. Está sendo estudada a possibilidade de seu controle ser feito por meio de voz e gestos.
O Fundo de Pesquisa Avançada da Rússia foi fundado em 2012 à semelhança da agência norte-americana DARPA, que promove inovações para as Forças Armadas estadunidenses. No momento, o fundo está desenvolvendo mais de 50 projetos. Para tal, foram fundados laboratórios nas principais universidades e institutos científicos da Rússia.