De acordo com Paes, a festa vai reunir além das delegações, cinco mil voluntários e 45 mil espectadores, e para garantir a mobilidade e a segurança, 38 vias ao redor do estádio do Maracanã, onde será realizada a cerimônia de início das Olimpíadas estão interditadas.
"Nós não estamos vivendo tempos normais, quando se recebe um evento das dimensões dos Jogos Olímpicos, é natural que a cidade viva um conjunto importante de restrições, de contingências. Nós vamos ter o Maracanã totalmente tomado com a cerimônia de abertura. Nós teremos todos os atletas presentes na cidade se deslocando para o Maracanã, praticamente toda a imprensa presente lá, o conjunto importante de mídias internacionais, que vieram assistir a abertura dos Jogos. Como eu pedi aos cariocas, dado o fato que decretamos feriado, é que evitem o máximo possível o deslocamento pela cidade, que minimizem esse deslocamento, que possam ficar em casa e fazer o seu horário de lazer próximo de casa."
Paes voltou a pedir que os cariocas se programem por todo o período dos Jogos e verifiquem o trajeto que deverão realizar, caso passem por áreas interditadas da cidade.
Já para aqueles que vão assistir a cerimônia de abertura dos Jogos, a recomendação do Comitê Organizador é chegar ao Maracanã com pelo menos duas horas de antecedência para evitar tumulto. A cerimônia começa às 20h, mas os portões do estádio estarão abertos a partir das 16h30.