"No âmbito da implementação do acordo internacional de Céus Abertos, uma missão conjunta da Suécia, Alemanha e Ucrânia vai realizar, em 8-12 de agosto, um voo de observação sobre o território da Rússia em um avião sueco SAAB-340B", disse ele.
Canadian C-130 being flown over Russia for Open Skies observation flights https://t.co/SJNxu2Sd2j pic.twitter.com/EjtLHWiYZ5
— Alert 5 (@alert5) 5 июля 2016 г.
O voo será realizado de acordo com um roteiro previamente acordado e ao bordo da aeronave estarão presentes especialistas russos encarregados de monitorar a conformidade dos parâmetros do voo e a utilização de equipamento de observação, de acordo com o tratado, acrescentou Zabello.
Assinado em 1992, em Helsinque, o Tratado de Céus Abertos prevê a liberalização das normas e regulamentos sobre a indústria aeronáutica internacional, mais especialmente a aviação comercial — abertura de um mercado livre, onde diversos países, através de tratados, cooperam entre si na base da reciprocidade.
O documento tem atualmente 34 signatários, incluindo a maioria dos países da OTAN e a Rússia, que ratificou o tratado em maio de 2001.