Robôs submarinos vão explorar profundezas russas

© Sputnik / Anton Denisov / Acessar o banco de imagensEstrela do mar e ouriçõs-do-mar no fundo do mar de mar de Barents (foto de arquivo)
Estrela do mar e ouriçõs-do-mar no fundo do mar de mar de Barents (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
As novas tecnologias são muito mais eficientes que tecnologias tradicionais na exploração de profundezas marítimas.

Pesquisadores da Universidade Federal do Extremo Oriente desenvolveram motores submarinos destinados a estudar as riquezas marítimas.

Paisagem submarina da Fossa das Marianas - Sputnik Brasil
Rússia conseguirá explorar o fundo da Fossa das Marianas
Os estudos tradicionais da biomassa são realizados recorrendo a arrasto, o que provoca a morte de grande número de organismos marinhos. Além disso, este método tradicional não é de alta precisão. Assim, os cientistas desenvolveram novas tecnologias robóticas que permitem registrar os organismos marítimos.

O novo aparelho pode analisar e registrar a biomassa a qualquer profundidade e sob qualquer temperatura do ambiente submarino. O aparelho será utilizado para avaliar os recursos marinhos e compreender se é possível extrair recursos num local concreto sem prejuízo para a natureza, disse o pesquisador Andrei Andrianov.

O robô passa com antecedência no fundo do mar em determinada direção e registra a disposição de moluscos e outros animais e objetos marítimos tirando duas fotos por segundo. Os scanners instalados no aparelho permitem avaliar as dimensões do objeto que está fotografando.

Esta tecnologia é mais eficiente que as tradicionais. Cientistas russos já a testaram em algumas missões submarinas no Extremo Oriente russo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала