De acordo com o Ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira a ideia do Governo Federal é aproveitar os Jogos Rio 2016 para abrir o mercado internacional para as micro e pequenas empresas nacionais.
"Esse catálogo e essa ação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e serviço, com a Associação Comercial, o Sebrae traz principalmente, majoritariamente empresas de pequeno e médio portes. Empresas do Norte do Nordeste, estados que tem um pouco mais de dificuldades de atuar no comércio exterior."
Com informações sistematizadas sobre oportunidades para investidores estrangeiros e domésticos, o Guia apresenta 149 projetos nas esferas estadual e federal, que totalizam mais de US$ 47 bilhões. O catálogo com produtos como bebidas, temperos, doces e roupas será distribuído em embaixadas de países considerados mercados prioritários.
Durante o lançamento do catálogo, Marcos Pereira falou ainda sobre os próximos projetos para ampliar as exportações como a criação do Portal Único do Comércio Exterior, que vai agilizar o ambiente de negócios no país.
"Estamos desenvolvendo o Portal Único do Comércio Exterior que vai zerar o uso de papel, que vai reduzir o prazo de exportações e importações, vai reduzir o custo dos operadores do comércio exterior em até 40%. Assinamos na semana passada com a Argentina um memorando de entendimentos para lançar o Certificado de Origem Digital, que vai reduzir o prazo da emissão desse documento de um a três dias, para até 30 minutos. Todas essas ações vem coroar as metas do Ministério que é buscar facilitar o ambiente de negócios e melhorar o ambiente de negócios no país."
Durante os Jogos Olímpicos, alguns dos principais produtos brasileiros estão expostos em um showroom até o dia 16 de setembro, na Associação Comercial do Rio, no Centro da cidade para visitação do público e investidores. A ideia é aproveitar a presença de empresários estrangeiros e agentes de desenvolvimento no Brasil para impulsionar as exportações dos produtos brasileiros. O guia de oportunidades também estará disponível na internet pelo site da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai).