Segundo a coordenadora da Olimpíada, Mônica Souza, a participação das escolas é importante para despertar o interesse dos jovens pela Matemática. Nas palavras da Coordenadora:
"Nós percebemos que quanto mais os alunos têm contato com a prova, mais eles têm motivação a gostar de matemática. Quanto mais os professores e as escolas incentivarem a participação desses alunos, mais eles estarão envolvidos com a disciplina. Esperamos esse ano uma participação maior dos alunos na segunda fase. Quanto mais os professores e as escolas incentivarem a participação dos alunos, mais eles estarão envolvidos com a matemática."
O resultado da primeira fase da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas foi divulgado no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações na última quarta-feira, 10 de agosto. Segundo informações oficiais do Ministério, dos 17 milhões 800 mil inscritos, mais de 913 mil alunos se classificaram para a próxima etapa da competição. As provas que vão determinar os vencedores serão aplicadas em todo o Brasil no dia 10 de setembro.
Em 2016, a Obmep bateu um recorde de municípios. Foram 5.544 cidades com pelo menos uma escola inscrita, o que representa 99% dos municípios do país.
Para conferir os resultados, os estudantes devem acessar a página da Obmep (http://www.obmep.org.br) e selecionar o município e a escola que frequentam. Os classificados precisam se apresentar nos locais em que farão a prova com um documento de identificação e o cartão informativo da Obmep, que pode ser impresso na internet.
Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é, segundo o Ministério, “a maior olimpíada estudantil do país e tem o objetivo de estimular o ensino da Matemática e revelar talentos. Podem participar estudantes das escolas públicas brasileiras a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, é promovida com recursos do MCTIC e do Ministério da Educação (MEC) e tem apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).