Para o The Wall Street Journal, são dificuldades que não existiriam em um país rico. Os autores afirmam que, em 2009, quando o Brasil foi escolhido como sede do evento esportivo, as condições do país ainda não eram tão graves como as atuais.
A questão da segurança também é abordada no artigo. O The Washington Post diz que o Rio de Janeiro, e especialmente as arenas olímpicas, parecem postos militares, com 85 mil soldados. O jornal destaca o episódio em que um ônibus que transportava jornalistas ter sido atingido por pedradas.
O jornal diz ainda que o temor com a possível presença de terroristas tem atrasado a entrada de espectadores nos locais de competição porque todos são revistados minuciosamente.
Outro destaque da publicação é afirmar que para resolver a alteração na cor das piscinas olímpicas, foi colocado mais cloro, o que prejudicou os olhos dos jogadores de polo aquático.
O elogio do jornal é reservado ao povo brasileiro ao frisar que os brasileiros estão recebendo seus visitantes com muito carinho e hospitalidade.