O SIEN, que terá como tema este ano “Um novo modelo de financiamento para o negócio nuclear, reúne empresas públicas e privadas, governo, fabricantes de equipamentos, suprimentos, tecnologia, empresas de engenharia e projetos, institutos de pesquisa, associações técnicas, profissionais e empresariais nacionais e estrangeiras.
Entre os temas programados para este ano estão: regulação do setor; participação privada nos investimentos; perspectivas de novas usinas no Brasil; energia nuclear como retomada de desenvolvimento; modelos para construção e gestão de usinas; tecnologia de reatores; radiação para fins pacíficos; e reator multipropósito brasileiro.
Nesta edição, a terceira de que participa, a Rosatom terá também espaço próprio na 2ª Exponuclear para mostrar suas atividades no mundo e no Brasil. A Exponuclear objetiva estimular as empresas a mostrarem soluções e tecnologias para o setor nas áreas industrial, de serviços, projetos, operação, manutenção, entre outras.
A Exponuclear faz parte do 1º Encontro sobre Tecnologia em Engenharia Nuclear para Fins Pacíficos, que visa a promover um intercâmbio no setor, reunindo a comunidade científica nuclear em prol de uma maior interação entre as instituições.

Recentemente, uma delegação do Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (Ipen) esteve em Moscou para debater um possível aumento na importação de produtos e cooperação com a JSC Isotope, subsidiária da Rosatom, maior fabricante de produtos radioisótopos para Medicina da América Latina e uma das principais fornecedoras de isótopos para os mercados russo e internacional. A Rosatom já está instalada no Rio de Janeiro para ampliar parcerias com o Brasil e a América Latina.
Como acontece todos os anos, o SIEN 2016 será encerrado com a tradicional visita técnica. Este ano, o local escolhido e definido em parceria com a Marinha do Brasil e a Amazônia Azul (Amazul) será o Estaleiro e Base Naval de Submarinos (EBN) da Marinha brasileira, em Itaguaí, região metropolitana do Rio, onde está sediado o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). O programa, inédito, surgiu em 2008 a partir de um acordo estratégico firmado entre Brasil e França.
As inscrições para o SIEN 2016 e para a visita técnica podem ser feitas pelos emails inscrição.planeja@gmail.com ou informacoes@sienbrasil.com