"Considerando que a Rússia está cumprindo suas obrigações e está realizando fornecimentos em conformidade com o gráfico aprovado, o Irã não tem razões para queixas", disse o representante oficial do Comitê de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento do Irã Hossein Naghavi Hosseini à agência iraniana ISNA.
O parlamentário do Irã também expressou a confiança de que o contrato comercial será realizado completamente até ao fim de 2016, como preveem as obrigações acordadas.
"Irã e Rússia percebem a importância da cooperação bilateral. Na verdade, algum tempo atrás o Irã realmente teve pretensões sobre demoras de fornecimento dos S-300. A realização do contrato foi interrompida por razões objetivas. […] Agora esta questão está plenamente regulada", afirma Vakhshiteh.
Segundo ele, os S-300 se tornaram o símbolo da amizade e cooperação eficaz no domínio da defesa entre Irã e Rússia. O Irã vai utilizar os sistemas de defesa antiaérea para demonstrar sua capacidade militar.
#Russia delivered half of the S-300 surface-to-air missile systems to #Iran: Deputy PM @DRogozin pic.twitter.com/mgaKTFKhNR
— People's Daily,China (@PDChina) 9 августа 2016 г.
Além disso, segundo o analista, a cooperação militar entre os dois países é a garantia da estabilidade e segurança não só na Síria, no Iraque e no Oriente Médio, mas também nos países da Ásia Central.