A costa oeste do país conta com mais ou menos 1,200 fiordes. Muitos deles são considerados verdadeiras atrações turísticas.
A grande curiosidade é o roteiro a partir de Kristiansand no sul até Tondheim situado no centro da Noruega. A viagem de mais de mil quilômetros tem a duração de 21 horas. Para atravessar os fiordes ao longo dessa rota são necessárias mais sete balsas.
Os noruegueses têm planos de construir túneis flutuantes para resolver o problema.
Segundo a emissora sueca SVT, a Administração da Rodovias Públicas da Noruega (NPRA) planeja solicitar 25 bilhões de dólares para desistir de balsas e reduzir em duas vezes o tempo de viagem entre as duas cidades.
Noruega estuda a possibilidade de construir túneis flutuantes para cruzar os fiordes https://t.co/NKzmmbnx4U #arquitetura
— ArchDaily Brasil (@ArchDailyBR) 14 августа 2016 г.
Uma das sugestões é construir um túnel flutuante no qual haverá dois tubos de concreto, de um quilômetro cada um, sendo que uma parte dele ficará debaixo de água em um fiorde. Esses tubos serão suportados por pontões flutuantes.
Segundo informou à emissora norueguesa NRK o gerente de comunicações da NPRA Kjell Bjorn Vinje, o projeto de travessia de fiordes é espetacular e mesmo sexy e promete ser um avanço tecnológico assim que for levado a cabo, se isso realmente acontecer.
Está previsto que o projeto crie um mercado de trabalho integrado com o número total de empregados equivalente a 400 mil e um benefício anual de 1.2 bilhões de dólares, embora a integração completa possa levar de 20 a 30 anos.
Pontes flutuantes e de suspensão são outras opções de conectar fiordes.
No momento a Noruega dispõe de 1.150 túneis, 35 dos quais passam debaixo de água.