"Em 16 de agosto de 2016, bombardeiros de longo alcance Tu-22M3 e bombardeiros Su-34, tendo decolado do aeródromo de Hamadã (República Islâmica do Irã) armados com conjuntos completos de bombas, realizaram um ataque aéreo de grupo contra instalações dos grupos terroristas do Daesh e Frente al-Nusra nas províncias de Aleppo, Deir ez-Zor e Idlib", informou o Ministério da Defesa da Rússia.
Aviões Tu-22M3 e Su-34 decolaram do aeródromo iraniano e destruíram cinco grandes paióis com armamentos e munições dos jihadistas, um campo de treinamento nas povoações de Serakab, Al-Bab, Aleppo e Deir ez-Zor.
Exclusive: #Russian AF deployed to Hamedan airbase in #Iran being prepared for airstrikes on terrorists in #Syria pic.twitter.com/8EYgA272zi
— Warfare Worldwide (@WarfareWW) 15 августа 2016 г.
Segundo as informações do ministério, além disso os bombardeiros eliminaram três postos de comando dos terroristas em regiões de Djafra e Deir ez-Zor, tendo alvejado um grande número de terroristas.
Conforme o portal de informações russo Vesti.ru, a instalação dos bombardeiros russos no Irã tem várias vantagens. Antes disso, os bombardeiros russos Tu-22M3 partiam da base aérea de Mozdok. que fica na Ossétia do Norte, Rússia. O aeródromo sírio de Hmeymim não tem as dimensões adequadas para bombardeiros de longo alcance. A partir de agora, o tempo de voo dos aviões, para atingir alvos na Síria, se reduzirá em 60%.