- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

João Havelange, ex-presidente da FIFA, morre aos 100 anos no Rio

© José Cruz/Agência Brasil Ex-presidente da Fifa João Havelange
Ex-presidente da Fifa João Havelange - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ex-presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA) João Havelange morreu nesta terça-feira (16), aos 100 anos, no Rio de Janeiro, informou Agência Brasil.

Ele estava internado no Hospital Samaritano, de Botafogo, desde o mês passado, para tratamento de pneumonia.

Advogado e empresário, João Havelange foi uma das figuras mais influentes do mundo dos esportes. A frente da FIFA, Havelange foi apontado como o responsável por várias transformações no futebol em todo o planeta.

Filho de um comerciante belga de armas, Jean-Marie Faustin Goedefroid de Havelange, nasceu no Rio de Janeiro em 8 de maio de 1916. 

Em 1956 assumiu a presidência da extinta (CBD), que reunia 24 esportes, entre eles, o futebol. Durante os 18 anos à frente da entidade, viu o Brasil ser tricampeão mundial de futebol ao vencer as Copas de 1958 (Suécia), 1962 (Chile) e 1970 (México).

Em 1974, foi eleito presidente da Fifa, o primeiro de um país fora da Europa a liderar a organização. Após sucessivas reeleições, permaneceu como o homem mais poderoso do futebol por 24 anos.

Desde 1963, integrava o Comitê Olímpico Internacional (COI) e era o mais antigo membro do órgão. Em 2011, renunciou em meio a ameaça do COI abrir uma investigação contra ele por suspeita de corrupção.

Em 2012, depois de longa batalha jurídica, os documentos do processo suíço foram publicados e neles provou-se que Havelange havia "fraudado" a Fifa. Em 2013, ele renunciou ao cargo de presidente de honra da organização.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала