Savchenko está disposta a mandar para a guerra 'carne para canhão' para recuperar Crimeia

© Sputnik / Mikhail Palinchak / Acessar o banco de imagensRecém-libertada piloto militar Nadezhda Savchenko no aeroporto de Kiev
Recém-libertada piloto militar Nadezhda Savchenko no aeroporto de Kiev - Sputnik Brasil
Nos siga no
A deputada da Suprema Rada ucraniana Nadezhda Savchenko propõe vários cenários para devolver a Crimeia à Ucrânia.

"Existem várias opções. Podemos começar vivendo uma vida boa e rica, reanimar a economia e, em seguida, a Crimeia ficará em crise. <…> Mas existe um método mais rápido – começar a guerra e arrancar a Crimeia", disse Savchenko numa entrevista à edição online Apostrof.

Ela também expressou confiança que a Ucrânia tem capacidade militar para conquistar a Crimeia.

"Os nossos 40 milhões têm um potencial militar maior do que o das 300 mil pessoas que vivem lá na Crimeia. <…> Podem ver que aqui a mobilização se realiza com uma onda após outra. Sim, a primeira onda é a "carne para canhão". Mas é mesmo assim que as guerras começam. Infelizmente, é mesmo assim que elas acontecem", disse a política.

A deputada da Suprema Rada da Ucrânia Nadezhda Savchenko - Sputnik Brasil
Savchenko passou férias em navio de guerra norte-americano no mar Negro
Em maio, o presidente russo Vladimir Putin indultou Nadezhda Savchenko, anteriormente condenada na Rússia a uma pena de prisão pelo assassinato de dois jornalistas da Companhia Estatal Russa de Rádio e Televisão (VGTRK) em Donbass. Durante a prisão preventiva, Savchenko foi eleita deputada da Suprema Rada da Ucrânia e, após ter regressado a Kiev, iniciou sua atividade política.

A Crimeia voltou a fazer parte da Rússia após um referendo, realizado na sequência de um golpe de Estado na Ucrânia, em que 95% da população da península optou pela reunificação com a Rússia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала