Os pesquisadores preveem que daqui a 70 anos, apenas um pequeno número de cidades no hemisfério norte poderá organizar Olimpíadas, sendo que nas restantes cidades a temperatura e condições climáticas não vão corresponder às normas necessárias para realização do evento.
A pesquisa analisou apenas as cidades com população superior a 600 mil habitantes. De acordo com as exigências atuais do COI somente essa categoria de cidades será capaz de sediar jogos de tal dimensão. Os municípios localizados a uma altitude que ultrapassem um quilômetro e meio do nível do mar serão excluídos da lista por não terem oxigênio suficiente e pressão atmosférica aceitável.
Segundo a pesquisa, nenhuma cidade da América Latina e África será capaz de sediar tal evento, pois não cumprirão todos os requisitos necessários. Somente três cidades da América do Norte e cerca de 30 cidades europeias, entre elas São Petersburgo, terão condições climáticas adequadas para realização dos jogos.
Porém, a lista das cidades pode ser ampliada caso algumas modalidades esportivas passem a ser realizadas em espaços fechados.