As obras do artista britânico e ex-combatante, Bran Symondson, deviam ser exibidas em Austin, capital do estado do Texas.
"É irônico admitir que a lei norte-americana permita aos cidadãos comprar armas que na teoria podem ser utilizadas para criar obras artísticas ou contra um alvo <…> mas não autorizam as minhas obras inofensivas de entrar no país", declarou o artista segundo o jornal britânico The Independent.
A galeria de arte contemporânea de Londres, Maddox, confirmou em comunicado que as obras passaram pelo serviço alfandegário dos Estados Unidos e não foram devolvidas.
A mesma galeria provocou indignação das autoridades norte-americanas depois que expôs um retrato de Donald Trump nu "Make America Great Again" (Fazer a América Grande Novamente) do artista Illma Gore.
Beat Of A Wing is inspired by Bran Symondson's utopian vision. pic.twitter.com/fx9NqrKfF6
— Maddox Gallery (@MaddoxGallery) 11 июля 2016 г.
No dia 1 de agosto, entrou em vigor a nova lei norte-americana que autoriza o porte de armas de fogo em território universitário. Desde então, estudantes com mais de 21 anos de idade são autorizados de andarem armados (com exceção nos estádios e laboratórios químicos) caso as armas estejam cobertas.