Numa sessão parlamentar desta quarta-feira (17) Hishmatulla Falahatpishe, membro da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano, declarou que permanência das forças russas na base aérea de Hamadã viola as leis iranianas. A constituição do país proíbe criação de bases militares estrangeiras no seu território.
Porém, segundo Larijani, "nenhuma base foi providenciada às Forças Armadas da Rússia". Ao mesmo tempo o presidente do parlamento ressaltou que o Irã está cooperando com a Rússia quanto a assuntos regionais, inclusive no que diz respeito à questão síria.
O presidente da comissão acima mencionada Alaeddin Boroujerdi, citado pela mesma agência, ressaltou que a Rússia está usando a base aérea somente para reabastecimento.
"Aquilo que está acontecendo na base aérea de Hamadã são voos dos aviões russos realizados de acordo com a ordem do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã e no âmbito da cooperação quadrilateral entre o Irã, Rússia, Síria e Iraque", informa a agência Tasnim, citando as palavras de Boroujerdi.
Desde o início do conflito sírio, o Irã tem apoiado o governo do presidente Bashar Assad. Anteriormente, o país abriu seu espaço aéreo para que a Rússia pudesse atacar objetos de terroristas na Síria com mísseis de cruzeiro.