Ministro da Agricultura da Síria promete ampliar exportações para Rússia apesar da guerra

© AFP 2023 / JOSEPH EIDMercado de frutas e legumes em Damasco, Síria
Mercado de frutas e legumes em Damasco, Síria - Sputnik Brasil
Nos siga no
Saiba como Síria, apesar da guerra, consegue desenvolver agricultura e exportar para a Rússia.

Rosoboronexport - Sputnik Brasil
Portfolio de exportações da Rosoboronexport atinge US$ 48 bilhões
O ministro da Agricultura da Síria Ahmed Al-Qaderi disse em entrevista exclusiva à Sputnik que o setor agrícola no país se tornou um dos prioritários para o governo.

As autoridades sírias, mesmo após cinco anos de guerra, não param de apoiar o setor da agricultura no país ampliando as capacidades técnicas e geográficas para a produção agrícola nacional.

De acordo com Al-Qaderi, na Sìria, apesar da crise, foi desenvolvido um programa especial de empréstimos a um juro bonificado para agricultores.

© Sputnik / Fedaa ShahinAhmed Al-Qaderi, ministro da Agricultura da Síria (à esquerda)
Ahmed Al-Qaderi, ministro da Agricultura da Síria (à esquerda) - Sputnik Brasil
Ahmed Al-Qaderi, ministro da Agricultura da Síria (à esquerda)

"Todos os passos tomados por nós contribuíram para o renascimento da agricultura da Síria e depois disso o país alcançou o nível de autossuficiência e, em algumas áreas, o excesso de mercadorias que até é exportado", explicou o ministro.

Complexo para eliminação de armas químicas na cidade de Schuchie, Rússia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
'Rússia salvou a Síria de ser atacada com 624 mísseis da OTAN'
Ao mesmo tempo, os terroristas na Síria não deixaram o setor agrícola sem atenção. Sabendo sobre a grande dependência do país da produção interna de produtos alimentícios, os jihadistas destruíram institutos de ciência agrárias e equipamentos, minaram campos de cultivo e mataram gado. Até as florestas no norte da Síria, nas províncias de Aleppo e Latakia, foram alvo de destruição intencional através do fogo.

"O setor agrícola da economia é quase a única esfera que continua funcionando, apesar dos danos intencionais causados pelos terroristas. Foi possível manter a produção de todos os produtos que eram produzidos antes da guerra", acrescentou o ministro.

Exportação para a Rússia

Segundo Ahmed Al-Qaderi, o ano de 2015 foi eficaz para a Síria na venda de produtos agrícolas para o mercado russo. Tal resultado foi alcançado não só por causa das sanções russas contra produtos ocidentais e turcos, mas também graças ao trabalho bem ajustado do lado russo e sírio no processo de organização das exportações.

© Sputnik / Fedaa ShahinFrutas sírias em um supermercado na Rússia
Frutas sírias em um supermercado na Rússia  - Sputnik Brasil
Frutas sírias em um supermercado na Rússia

"As mercadorias que fornecíamos à Rússia tinham boa demanda por parte dos varejistas e do consumidor russo. Neste ano, estamos nos preparando para uma nova temporada para aumentar os resultados das exportações para a Rússia, em relação ao ano passado, porque apareceram empresas privadas [russas] que garantem o transporte de maior número de mercadorias por via marítima."

O ministro acrescentou que em geral se trata de exportação de frutas cítricas que se caracterizam pela sua produção orgânica e não precisam de meios químicos para fertilização da safra.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала