Durante o protesto, o fundador da Rio de Paz, Antônio Carlos Costa ressaltou que desde 2007 a ONG realiza protestos com estruturas montadas na Praia de Copacabana e nunca sofreu repressão das autoridades. Segundo Antônio Carlos Costa, a ONG só realizou o ato agora justamente para não atrapalhar o bom andamento da Olimpíada.
"Poderíamos ter feito no início, poderíamos ter realizado manifestação de rua, temos poder para isso, fizemos no final para não prejudicar os Jogos Olímpicos e acontece isso [retirada dos materiais que estavam na praia. O Rio de Janeiro termina a olimpíada de uma forma péssima."
O chefe da operação da Guarda Municipal, inspetor Brum afirmou para a imprensa que a ação teve como base o código de posturas da Prefeitura, que proíbe a montagem de qualquer estrutura na praia, ressaltando que apenas a estrutura foi retirada, negando que tenha sido orientado para impedir a manifestação.
"A manifestação é pacífica, ela pode ocorrer, tanto que os manifestantes se colocaram de uma maneira extraordinária, uma consciência política excepcional, não se colocaram contra a desmontagem da estrutura porque eles sabem que isso infringe uma legislação da prefeitura, está relacionado às posturas municipais. Apenas a estrutura foi retirada, não a manifestação. Temos que separar essas questões. Todas as vezes que eles montam, a gente vem e pede, da forma que vocês acompanharam, para que seja desmontado. Pode levar um tempo maior ou um tempo menor, a gente trabalha no diálogo. Fico muito feliz que as pessoas estejam ganhando essa consciência política e estejam fazendo isso de uma maneira tranquila e harmônica."
Nas redes sociais a ação da Guarda Municipal foi criticada. Enquanto o material era retirado pela Guarda Municipal, os manifestantes se sentaram atrás de uma faixa colocada ao lado do calçadão. Eles amordaçaram suas bocas e amarraram os punhos por fita adesiva preta, como forma de criticar a censura e a repressão pelo ato em Copacabana.
Guardas municipais truculentos destruíram a favela olímpica que o Rio de Paz montou Na Praia de Copacabana. #rio2016
— reporterdecrime (@reporterdecrime) 20 de agosto de 2016