Assim, de acordo como o novo ranking da Bloomberg das maiores fortunas do mundo, Gates é hoje disparado o homem mais rico do mundo. Para se ter uma ideia, o bilionário Amancio Ortega, fundador da rede Zara e segundo da lista, é 13,5 bilhões mais pobre que Gates, com capital avaliado em 76,5 bilhões de dólares. O terceiro lugar ficou com o investidor americano Warren Buffett, com riqueza estimada em 66,9 bilhões de dólares.
Ainda segundo o Bloomberg, de julho pra cá, a fortuna de Gates aumentou em 1 bilhão de dólares. E ele é igualmente cotado como o homem mais rico do planeta pela Forbes, apesar de em março desta ano a revista ter calculado o seu capital em módicos 75 bilhões de dólares.
Em dezembro de 2015 a empresa de consultoria Wealth-X chamou Bill Gates e sua esposa Melinda de casal mais rico do mundo, estimando a riqueza de sua família em 85,7 bilhões de dólares.
Outro fato curioso é que em 2010 Gates convidou todos os bilionários do mundo a doar a metade de suas fortunas à caridade.