São 278 atletas, o maior time Paralímpico brasileiro de todos os Jogos, sendo 181 homens e 97 mulheres. Dezesseis atletas-guia para o atletismo, três calheiros, que atuarão na bocha, e mais dois goleiros para o futebol de 5 também fazem parte da delegação, que contará com 494 pessoas na Vila dos Atletas, localizada na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A meta do Comitê Organizador é que o grupo leve o Brasil à quinta posição no quadro geral de medalhas.
Nos jogos de Londres 2012, a delegação brasileira teve o melhor desempenho, ficando na sétima posição no quadro de medalhas. Foram 43 medalhas: 21 medalhas de ouro, 14 de prata e 8 de bronze.
44 atletas de 11 modalidades são medalhistas paralímpicos que prometem lutar para repetir o feito nos Jogos Paralímpicos do Rio. Entre eles estão nomes como os nadadores Daniel Dias, André Brasil e Clodoaldo Silva, e os velocistas Alan Fonteles, Teresinha Guilhermina e Yohansoon do Nascimento.
Os Jogos Paralímpicos serão realizados de 7 a 18 de Setembro, reunindo 176 países. Ainda há ingressos disponíveis para venda. Dos 2,5 milhões de ingressos disponibilizados, 370 mil foram vendidos. Os preços variam de R$ 10 a R$ 130.