Mais de 50 soldados da unidade de honra norueguesa assistiu à cerimônia solene, que teve lugar no Zoológico de Edimburgo, Escócia. É lá onde mora o pinguim real.
Nils Olav obteve o título de cavaleiro, Sir, em 2008. De acordo com o jornal The Guardian, a cerimônia contou com 30 membros da Guarda Real norueguesa, discursos e comemorações em homenagem ao pássaro. O título foi concedido pelo rei da Noruega, Harald V.
O pinguim já recebeu os títulos de Mascote, Soldado, Sargento, Sargento-Maior de Regimento, Sargento-Maior Honorário de Regimento e Coronel.
A principal função do Brigadeiro Sir Nils Olav é a de revistar a Guarda Real da Noruega quando membros desta unidade militar do reino escandinavo chegam à Escócia.
A história se iniciou no ano de 1972 quando o tenente norueguês Nils Egelien, apaixonado pela natureza selvagem, teve a ideia de ter um pinguim real como mascote e membro honorário do regimento. O tenente deu o seu nome ao animal, já o segundo nome do mesmo, segundo informa o jornal Verdens Gang, foi doado pelo rei da Noruega Olav V.
Mas o Brigadeiro Sir Nils Olav não é aquele Nils Olav trazido pelo jovem militar, há quarenta anos. É o terceiro na dinastia, cujos machos não mudam nem de nome, nem de função. Só recebem novos títulos.
A assessoria do zoológico o chama de "pinguim mais conhecido do mundo". O estabelecimento até possui um "Penguin Walk" — "Passeio do Pinguim", destinado especialmente para eventos de caráter oficial.