Entretanto, o acordo não autorizará os militares norte-americanos a instalarem suas tropas em bases indianas. A decisão de concluir o acordo foi tomada em abril do ano em curso.
Depois de longas discussões, ambos os países acordaram o projeto de acordo que não prevê a instalação de tropas norte-americanas na Índia sob qualquer pretexto. Ambos os países terão de pedir autorização para usar as infraestruturas com antecedência. O objetivo de as usar são primeiramente treinamentos, exercícios e assistência humanitária.
Enquanto o acordo parece bastante seguro, especialistas declaram que pode influenciar de forma negativa as alianças da Índia na área de segurança já existentes.
"As suas implicações são muito mais sérias porque estamos dando acesso a pessoas que nos pedem mais acesso do que receberemos deles. Isso coloca-nos numa situação muito vulnerável, porque estrategicamente nós estamos indo contra as alianças de segurança regionais", disse o analista político indiano Nilanjan Mukhopadhya.
Entretanto, o governo indiano assegurou que nunca assinará um acordo que faça da Índia um aliado militar norte-americano.