Sobre a possibilidade de uso das armas nucleares por estes países, a Sputnik Japão ouviu Vladimir Khrustalev, especialista em armamento norte-coreano da organização sem fins lucrativos Lifeboat Foundation.
Vladimir Khrustalev tranquiliza com o fato de que a Coreia do Norte não pode atacar todos seus adversários com armas nucleares simplesmente por não poder fabricar a quantidade suficiente.
A capacidade de produção de armas nucleares destes países é muito maior do que a da Coreia do Norte. No entanto, transformar seu plutônio em arma não será tão simples. Antes de tudo, isso não será permitido pela comunidade internacional e, principalmente, pelos EUA. Afinal, seus aliados, que têm sua garantia de segurança total e a proteção do guarda-chuva nuclear americano, realmente não têm razões para se preocuparem com testes norte-coreanos a tal ponto que precisem de ter suas próprias bombas.
"A Coreia do Norte certamente já tem arma nuclear e tanto o Japão como a Coreia do Sul estão dentro da área de seu alcance. Mas a Coreia do Norte não seria capaz de realizar um ataque nuclear impunemente contra aliados dos Estados Unidos. Os EUA, em qualquer cenário, atacarão para vingar seus 'aliados'. Já um ataque preventivo contra os EUA para 'desativar' sua força nuclear não está dentro das capacidades da Coreia do Norte", assegura Khrustalev.