Em publicação, o jornalista Steve Clemons relata que na entrevista com o vice-presidente norte-americano, Joe Biden relembrou encontro com o presidente ucraniano Pyotr Poroshenko:
"Petro, você não receberá o seu bilhão de dólares, mas está tudo bem, você pode manter o seu [procurador] geral. Só para ficar claro, nós não vamos dar o dinheiro se você mantê-lo no cargo".
Vale frisar que em nenhum momento é citado o nome do procurador-geral em questão. A data concreta da declaração feita por Biden não foi revelada na publicação, mas foi mencionada a demissão do procurador-geral por Poroshenko.
Para ser possível realizar tal substituição, a Suprema Rada (Parlamento) da Ucrânia alterou a lei sobre a Procuradoria Geral, possibilitando a pessoas sem educação jurídica de ocuparem cargos na Procuradoria Geral da Ucrânia.
Na segunda (22), foi divulgado que o próximo financiamento da Ucrânia no âmbito do programa do apoio ampliado não está incluído na agenda das reuniões do Conselho de Diretores do FMI.