Onyx Lorenzoni (DEM-RS) falou sobre o julgamento do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff pelo Senado, que teve início nesta quinta-feira, 25, com previsão de encerramento para a madrugada da quarta-feira, 31, segundo ele, “fechando o ciclo triste que o PT inaugurou em 2003”.
O Deputado Lorenzoni arrisca um placar:
"Eu não tenho medo de dizer que iremos além dos 54 votos necessários para o afastamento definitivo da presidente. Acredito que teremos 59 votos, podendo chegar aos 62. Este afastamento é necessário para que possamos inaugurar um novo ciclo no país, saindo deste flagelo de 12 milhões de pessoas desempregadas e dos 170 bilhões de reais que a Administração Dilma Rousseff deixou como déficit."
Indagado se o comparecimento pessoal da Presidente Dilma Rousseff ao Senado na segunda-feira, 29, para fazer a sua própria defesa e ser inquirida pelos senadores, poderá influenciar o resultado final da votação, Lorenzoni diz acreditar que "a chance é zero".
"Sua ida [da presidente] ao Senado não produzirá impacto algum. Enquanto Dilma tinha João Santana soprando no ponto eletrônico o que ela deveria dizer em público e colocando no teleprompter o que ela deveria ler, ela ainda tinha alguma chance de se sair bem perante a audiência. Agora que não pode mais contar com João Santana, as chances da Sra. Dilma Rousseff escapar do impeachment são zero."
Com o possível afastamento de Dilma Rousseff, Michel Temer, hoje líder interino, será efetivado na Presidência da República. Para o Deputado Onyx Lorenzoni, Michel Temer terá duas preocupações imediatas para solucionar:
"A primeira delas é recuperar a credibilidade do Brasil, porque Governos vivem da sua credibilidade. Esta foi a razão da grande derrocada de Dilma Rousseff e do PT, a perda total de credibilidade. A segunda medida, também urgente, é promover a responsabilidade fiscal, de modo a impedir o Governo Federal de gastar mais do que arrecada e, assim, promover a recuperação da economia do país. O PT mostrou que o Estado não pode gerir a economia. Seu papel é o de estabelecer diretrizes e confiar a execução à iniciativa privada."