O ato acontece frente à embaixada da França na capital britânica e tem o lema "Vista o que quiser" (#WearWhatYouWant, em inglês). Os organizadores do evento acusam o governo francês de oprimir a liberdade das mulheres.
Antes nesta quinta, a mídia francesa comentava um caso ocorrido na cidade de Nice, onde um policial exigiu que uma mulher vestindo burquíni na praia se despisse para ficar em maiô mais habitual para os europeus.
O Conselho de Estado francês, segundo o Le Monde, deve examinar os pedidos apresentados pela Liga dos Direitos Humanos (LDH) e Comitê Contra a Islamofobia na França (CCIF) contra a deliberação emitida em 22 de agosto pelo tribunal administrativo de Nice, que validou o decreto "anti-burquíni" publicado pelo prefeito da cidade balneária, Nicolas Estrosi.
Estrosi é agora alvo de críticas por causa desse instrumento. Entre outros detalhes, é citada a permissão de privatizar parte de uma praia perto de Nice a favor do rei da Arábia Saudita, em 2015. Lá, provavelmente haveria muitas mulheres vestindo burquínis muçulmanos.