O Embaixador Roberto Jaguaribe revela que o local (a Cidade do Rio de Janeiro) e a data de lançamento da campanha Be Brasil (22 de agosto, um dia após o encerramento das Olimpíadas) foram estrategicamente escolhidos pela Agência e pelo Ministério das Relações Exteriores, órgão ao qual a Apex-Brasil está vinculada:
"Queríamos aproveitar a extrema visibilidade externa que o Rio de Janeiro readquiriu ao sediar as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016. Com todas as atenções mundiais voltadas para este belo cenário que é o Rio, não havia outra oportunidade possível para o lançamento desta campanha. Por isso, promovemos esta iniciativa nas instalações que a Apex-Brasil montou no Boulevard Olímpico, na Zona Portuária do Rio."
Segundo o Embaixador Jaguaribe, a campanha Be Brasil tem objetivos claros e diversos pontos de sustentação:
"A campanha pretende posicionar o Brasil como um parceiro dinâmico, positivo e confiável para a realização de negócios, seja em termos de exportação, em termos de atração de investimentos, e ainda em termos de valorizar as empresas brasileiras que atuam no exterior. É uma plataforma conceitual e flexível que se apoia numa multiplicidade de elementos que são os atributos dos setores, produtos e serviços nacionais. Desta forma, temos Be Brasil (como um todo), Be Brasil, Be Sustainable (Seja Brasil, Seja Sustentável), Be Brasil, Be Creative (Seja Brasil, Seja Criativo), Be Brasil, Be Innovative (Seja Brasil, Seja Inovador), e também a identidade dos setores: Be Sustainable, Be Brazilian Agribusiness (Seja Sustentável, Seja o Agronegócio Brasileiro). O Brasil é hoje um dos maiores produtores agrícolas do mundo, e dentre estes é de longe o que possui agricultura mais sustentável. Há um conceito nefasto e totalmente falso no exterior de que o Brasil devasta sua cobertura vegetal para promover a expansão agrícola. Isto é totalmente inverídico. Ao contrário do que se diz, o Brasil expande a produtividade agrícola observando o máximo cuidado com a preservação da sua cobertura vegetal."
A campanha Be Brasil foi lançada na mesma semana em que o Senado Federal deu início efetivo ao julgamento do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, nesta quinta-feira, 25. Para o embaixador Roberto Jaguaribe, não há qualquer incompatibilidade entre estes dois fatos:
"Evidentemente que a campanha não foi montada levando em conta este elemento. A campanha foi lançada com o foco recaindo sobre as Olimpíadas, um evento único e fato singular que atraiu as atenções globais para o Brasil antes, durante e depois de sua realização. Mas também considero que uma série de fatores como crise política, declínio econômico, temor da zika, tudo isso criou uma expectativa muito negativa em torno do Brasil. Tudo isso, porém, evidenciou uma outra realidade para o país diante do exterior, pois a comunidade internacional pôde ver como o país está maduro para enfrentar e superar suas dificuldades. De forma que o Brasil soube transformar uma negatividade numa experiência altamente positiva, mostrando o quanto é resiliente e capacitado para solucionar suas questões."
Na entrevista à Sputnik, o Embaixador Roberto Jaguaribe também elogiou a Rússia, um país em que a Apex mantém uma de suas poucas representações no exterior:
"O fato de a Agência possuir uma representação em Moscou evidencia o respeito que o Brasil tem pela Rússia, pelo povo e pelo Governo da Rússia, e pela capacidade que os russos têm de realizar bons e produtivos negócios com os brasileiros. A Agência da Apex Brasil na Rússia é muito dinâmica e muito atuante no sentido de aprofundar os negócios entre os dois países."