"Se o presidente Temer for confirmado, eu entendo que a principal mensagem que ele procurará transmitir é a da transição política e do novo programa econômico, é o que eu suponho que ele gostaria de dar ênfase nessa ocasião."
De acordo com o Embaixador Carlos Márcio Cozendey, a reunião do G-20 deve dar continuidade a discussão sobre a agenda de recuperação da economia mundial pós crise de 2008, além de debater outros assuntos na área de energia, corrupção, comércio e investimentos.
"Essa agenda de saída da crise continua a ser uma agenda central no G-20, toda a parte de coordenação macroeconômica continua a ser uma das linhas centrais de atuações do grupo, mas a agenda também foi se expandindo para outras áreas, como energia, combate à corrupção, comércio e investimentos e outros temas desse tipo."
Temer também deverá buscar novas oportunidades de negócios internacionais em encontros bilaterais durante o encontro do grupo G-20 na China.
Caso o impeachment for confirmado, antes de embarcar para a China, Michel Temer deve gravar um pronunciamento à nação. A expectativa é a de que o presidente interino faça a gravação logo após tomar posse no Congresso Nacional, pois em seguida viajará na noite do mesmo dia para a reunião do G-20. No pronunciamento Temer pretende defender a necessidade de uma unidade nacional para superar as crises política e econômica no Brasil, além de reforçar a sua agenda econômica, que tem como objetivo o ajuste fiscal e a retomada dos investimentos para o Brasil.