Pela primeira vez a sonda ligará seus aparelhos científicos para obter imagens de alta resolução do planeta gigante, informa o Laboratório do Movimento Reativo da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço).
"Pela primeira vez chegaremos tão perto de Júpiter desde o dia 4 de julho, quando entrámos na sua órbita", revela Scott Bolton, chefe da missão da sonda Juno.
De acordo com ele, a equipe "já verificou todos os aparelhos da sonda e tem a certeza que tudo está funcionando perfeitamente".
Por volta das três horas da tarde, hora de Moscou, a sonda Juno se aproximará de Júpiter, ficando apenas a 4,2 mil quilômetros das camadas mais altas da atmosfera do planeta. Sua velocidade alcançará 208 mil quilômetros por hora.
Neste final da semana a Juno encaminhará à NASA imagens dos polos de Júpiter que serão publicadas no seu site oficial no início da próxima semana.
Apesar disso, a análise das imagens levará muito mais tempo – os primeiros resultados serão divulgados dentro de alguns meses.