Um rublo fraco e uma safra pobre na Alemanha e França também influenciaram as exportações de recorde de trigo da Rússia. A expansão do trigo russo em novos mercados é uma má notícia para os exportadores tradicionais – os EUA, a União Europeia e a Austrália.
Nos últimos dois meses, a Rússia já vendeu seu trigo para o México, que anteriormente dependia inteiramente das importações dos EUA, e também assinou acordos de exportação com a Argélia e Marrocos – compradores tradicionais de trigo francês.
As exportações de trigo russo deverão atingir um recorde de 30 milhões de toneladas, colocando a Rússia em primeiro lugar no fornecimento de trigo para o mercado mundial, à frente da União Europeia, que exporta apenas 27 milhões de toneladas de trigo. As exportações de trigo projetadas dos Estados Unidos no mesmo período deverão rondar os 25,5 milhões de toneladas.
Russian wheat export hits new highs pic.twitter.com/AJD4tixFB9
— English Russia (@EnglishRussia1) 22 августа 2016 г.
De acordo com uma previsão de especialistas da BMI Research, nos próximos cinco anos a Rússia, a Ucrânia e o Cazaquistão emergirão como os principais fornecedores de trigo para o Oriente Médio e Norte da África.