"Sem dúvida que fico na Rússia. Eu me tornei membro do COI, o que prevê certas obrigações, como se sabe", disse Isinbayeva.
A esportista russa anunciou na sexta-feira (19 de agosto) o fim da sua carreira aos 34 anos de idade. Ela já bateu 28 vezes o recorde do salto com vara (em provas indoor e outdoor). Na última quinta-feira (19) ela foi anunciada como a mais nova integrante da comissão de atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI), recebendo 1365 votos. O seu mandato na comissão é de 8 anos.
Isinbayeva é bicampeã olímpica e atual recordista mundial com a marca de 5,06 metros, obtida em 28 de agosto de 2009 em Zurique, seu décimo-sexto recorde mundial outdoor na prova.
Ela prometeu não permitir injustiças em relação à Rússia durante o seu mandato.
A equipe de atletismo russa foi toda excluída dos Jogos Olímpicos, pois a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) excluiu toda a delegação do atletismo russo por conta do escândalo do doping. Foi informado que apenas a saltadora Darya Klishina recebeu uma autorização individual para competir no Rio de Janeiro.