'Começou a última batalha em Sirte': Líbia desaloja Daesh

© AFP 2023 / MAHMUD TURKIAForças leais ao governo líbio apoiado pela ONU patrulham entrada de Sirte
Forças leais ao governo líbio apoiado pela ONU patrulham entrada de Sirte - Sputnik Brasil
Nos siga no
Militares líbios lançaram a ofensiva conta as posições dos terroristas do Daesh na cidade portuária de Sirte, informa a agência AFP citando um representante do exército.

Tropas líbias em combate com militantes do Daesh em Sirte - Sputnik Brasil
Este país pode se tornar o novo centro de operações do Daesh
O combate contra os terroristas na cidade conquistado de Sirte está sendo travada desde junho pelas forças leais ao governo de unidade nacional. Antes foi comunicado que já 70% da cidade estão sob seu controle desde o início de agosto.

"As nossas forças entraram nos dois últimos bairros controlados pelo Daesh em Sirte", afirmou Reda Issa, representante do centro de imprensa das forças leais ao governo de unidade nacional líbio. Ele acrescentou que "começou a última batalha em Sirte".

"Cerca de mil soldados participam da etapa final da operação", destacou Reda Issa. Segundo ele, no decorrer da operação foi eliminado um carro-bomba com ajuda de um tanque.

Os militantes do Daesh (proibido em muitos países, incluindo a Rússia) se apoderaram de Sirte e de uma parte da costa líbia do Mediterrâneo em 2015. A organização ganhou presença na Líbia no meio do tumulto criado após a derrubada do líder de longa data do país, Muammar Khaddafi, pelas forças da OTAN em 2011. O país está em guerra civil desde 2014.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала