A descoberta foi feita durante uma operação conjunta com tropas especiais das forças da segurança do Irã contra o grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia).
O campo consiste de vários túneis e salas subterrâneas que foram camuflados para corresponder à cor de areia do deserto.
Um dos soldados iraquianos divulgou à Sputnik Árabe que o campo de jihadistas foi descoberto perto de Rutba durante a operação de limpeza da região dos terroristas.
"O campo se destinava a ensinar os chamados batalhões de elite do Daesh. Foi difícil chegar-lhe usando meios de transporte e se tornou muito difícil descobri-lo devido à camuflagem muito escrupulosa", informou a fonte.
No campo de treinamento foram encontradas armas, munições, equipamentos para fabrico de bombas e equipamentos para treinamentos. É de notar que o próprio complexo tinha lugares para relaxar, onde os jihadistas poderiam descansar após participar em combates no Iraque ou na Síria. A agência Sputnik divulga imagens exclusivas do campo no deserto iraquiano.