O especialista julga que existem muitos fatores que influenciam o processo de julgamento.
"O primeiro fator são as respostas exaustivas e argumentadas às acusações da própria Dilma Rousseff. Ela desmentiu todas as acusações. Agora vários senadores devem decidir até que ponto ela foi convincente", disse.
"Ela vai fazer tudo para ficar na grande política, ela é uma atora muito ativa do Partido dos Trabalhadores que agora está no poder. No entanto, muitos especialistas preveem a perda de influência do Partido dos Trabalhadores, que sem dúvida vai influir nas próximas eleições", disse Vladimir Travkin.
O próprio Michel Temer não tem chance de se tornar um verdadeiro presidente, julga o especialista. Segundo ele, a idade afinal já pesa. Além disso, ele está envolvido em uma série de escândalos e muitos brasileiros consideram-no um traidor.
Vladimir Travkin pensa que a política do governo de esquerda mudará e na esfera social começarão as reformas neoliberais. As pessoas que apelam ao afastamento em breve vão sentir as mudanças – vão se reduzir os programas sociais que anteriormente tiveram êxito.
Essas mudanças neoliberais serão sentidas pelos eleitores e vão afetar as eleições que se realizarão daqui a 2 anos.