Sergio Frau, o autor de "Colunas de Hércules", acredita que a lenda da ilha “perdida” tem sua base na realidade, e que a chave para encontrar a verdadeira ilha por trás do mito reside na localização das Colunas descritas por Platão.
Frau disse à Sputnik Itália que, enquanto se acredita que as Colunas de Hércules definem o que hoje é conhecido como o estreito de Gibraltar, elas estarão de fato localizadas no estreito da Sicília. Ele diz que a ilha referida por Platão é, de fato, a Sardenha.
"De acordo com os Diálogos de Platão, a primeira coisa que vemos na entrada do estreito da Sicília é a Sardenha. Platão disse que a primeira coisa do outro lado das Colunas de Hércules é uma grande ilha, a partir da qual era possível chegar às outras ilhas."
Platão escreveu o diálogo Timeu em torno de 360 AC. Nele ele se refere a "um grande poder… [que] vem do Oceano Atlântico" a partir de "uma ilha situada em frente ao estreito a que vós chamais os Pilares de Hércules".
A ilha era "maior do que a Líbia e a Ásia juntas", escreveu o filósofo.
Frau disse que ele usou drones para explorar a Sardenha e encontrou evidências que corroboram a descrição da ilha feita por Platão.
"Confirmar essa teoria é muito importante para mim. De acordo com Platão, Zeus (deus grego do céu) quis castigar os habitantes arrogantes da ilha e enviou-lhes uma grande inundação."
"Comecei a estudar Sardenha de um modo diferente e observei que na costa, onde poderia ter ocorrido um tsunami, havia uma série de Nuraghes (monumentos antigos característicos da Sardenha), que estavam enterrados."
Ele pediu mais investigação arqueológica na Sardenha e apela às autoridades para protegerem melhor o património da ilha.
A teoria de Frau é uma das várias sobre a possível localização da Atlântida. De acordo com o pesquisador alemão Michael Hubner, a terra descrita por Platão está localizada no atual Marrocos, a sul de Casablanca. Outros acreditam que Platão estava descrevendo a ilha de Santorini, no mar Egeu, onde houve a erupção de um vulcão que destruiu a civilização minoica em torno de 1500 AC.