Maia deve ficar à frente da Presidência da República por uma semana. Ocupando o mais alto posto da política brasileira como presidente interino, Maia, que como candidato a Prefeitura do Rio, teve apenas 3% dos votos, disse que vai levar uma rotina comum também à frente da Presidência do país.
"Vou apenas ocupar a Presidência por esses dias, e que a rotina da Presidência seja mantida apenas isso. Esse é o nosso papel na Presidência da República do dia de hoje até o dia de terça-feira (6)."
Nesta quinta-feira (01), como parte da agenda presidencial, no Palácio do Planalto Rodrigo Maia recebeu parlamentares pela manhã e à tarde se reunirá com o ex-ministro da Advocacia-Geral da União Luis Inácio Adams. No fim da tarde Maia ainda participa da cerimônia de posse dos novos presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a ministra Laurita Vaz e o ministro Humberto Martins.
Enquanto Rodrigo Maia estiver como presidente em exercício, o deputado Waldir Maranhão, que é o primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, ficará à frente da Casa. Maranhão chegou a ficar por dois meses esse ano no cargo, em junho e julho, quando o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha foi afastado de suas funções parlamentares.