Em entrevista à Sputnik, o especialista do Conselho de Relações Internacionais da Rússia Aleksandr Ermakov falou da atual corrida armamentista na região.
Há exercícios em grande escala sem precedentes, acompanhados por uma retórica agressiva, a que a presidenta da Coreia do Sul chama de "resposta natural" às ameaças de Kim Jong-un de lançar um ataque nuclear contra Seul.
Segundo esta "corrida armamentista regional", disse Aleksandr Ermakov à Sputnik, a Coreia do Sul não está interessada em uma reversão da escalada da situação.
No entanto, em sua entrevista à Sputnik a presidenta da Coreia do Sul disse que a colocação do THAAD é uma medida de autodefesa e que não há razões para dirigir o THAAD contra qualquer país terceiro.
Contudo, no decurso do Fórum Econômico Oriental em Vladivostok a presidenta sul-coreana não evitará perguntas sobre a colocação do sistema de defesa antimísseis norte-americano perto das fronteiras russas.
A Rússia solicitou repetidamente que o conflito coreano seja resolvido na mesa de negociações. Infelizmente, as declarações de Park Geun-hye na véspera do encontro com o líder russo mostram que nenhum avanço é esperado desta vez para a solução da crise nas relações entre as duas Coreias.