Poeira de cometa ajudou Rosetta a revelar segredos sobre nascimento da Terra

© REUTERS / /Agência Espacial Europeia - ESASonda espacial Rosetta avalia o tamanho, forma e propriedades físicas das partículas de matéria liberadas a partir da "cauda" do cometa
Sonda espacial Rosetta avalia o tamanho, forma e propriedades físicas das partículas de matéria liberadas a partir da cauda do cometa - Sputnik Brasil
Nos siga no
A equipe científica da sonda espacial Rosetta publicou os primeiros resultados da análise de partículas de poeira capturadas pela sonda durante o sobrevoo do cometa Churyumov-Gerasimenko, o que lança luz sobre a formação de planetas, segundo um artigo publicado na revista Nature.

Hoje, os cientistas têm poucas dúvidas de que os planetas 'nascem' em um disco de gás e poeira, preenchido por pequenas partículas de poeira e densos nódulos de gás, e sua formação termina com uma série de colisões de planetisimais – "embriões" de planetas do tamanho de Vesta ou Ceres, assim como de grandes cometas e asteroides.

Aparelho Philae sobre o cometa 67P Tchourioumov-Guérassimenko - Sputnik Brasil
Perfume com cheiro de cometa? Já está disponível!
Segundo os cientistas, a Rosetta tem monitorizado a poeira do cometa Churyumov-Gerasimenko, praticamente desde sua chegada a este corpo celeste em agosto de 2014, com recurso ao "aspirador" espacial MIDAS, que avalia o tamanho, forma e propriedades físicas das partículas de matéria liberadas a partir da "cauda" do cometa.

Nos últimos dois anos, este aparelho acumulou um número suficiente de grãos de poeira, o que permitiu aos cientistas avaliar a diversidade das partículas e gases nos primeiros dias de vida do Sistema Solar, quando o cometa Churyumov-Gerasimenko se formou. Além disso, os cientistas estudaram a composição química da poeira usando o espectrómetro COSIMA a bordo da sonda Rosetta.

Os cientistas descobriram que o tamanho das partículas vai aumentando, o que confirma uma das teorias mais populares hoje em dia de que os fragmentos maiores se formaram por agregação e fusão consecutiva dos grãos de poeira sob ação de forças eletrostáticas. Tudo isso esclarece significativamente a nossa compreensão de como ocorreu o nascimento da Terra e outros planetas nos primeiros estágios de sua existência.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала