Segundo os dados da publicação, se trata da passagem para um novo tipo de popa, parecido com a letra X, que permitirá reduzir o ruído de movimento do submarino e melhorar sua manobrabilidade. A nova tecnologia, que está sendo desenvolvida pela empresa General Dynamics Electric Boat, será aplicada em submarinos da classe Ohio, que são agora o núcleo das forças estratégicas ofensivas dos EUA, informou a publicação citando o vice-presidente da empresa, Will Lennon.
Além disso, segundo representantes da Marinha, está planejado instalar nos novos submarinos motores elétricos mais silenciosos. Pesquisas nesta área demoraram para a Marinha dos EUA cerca de 15 anos.
Os desenvolvedores destacam que o novo programa de substituição de tecnologias nos submarinos da classe Ohio será introduzido até 2030. Esses submarinos conseguirão responder às últimas exigências e ameaças tecnológicas até 2080.
Em agosto, a General Dynamics Electric Boat entregou à Marinha norte-americana um novo submarino cuja construção custou $2,7 bilhões. Segundo a AP, o submarino, que foi construído em cinco anos e meio, terá o nome de USS Illinois.
Muitos especialistas militares consideram que a Rússia e a China fazem bastante concorrência às tecnologias norte-americanas na área de submarinos. Isso exige que a Marinha dos EUA procure novos meios de "supremacia acústica" em tecnologias para detecção de submarinos, afirmou a revista.