Segundo um site local de Hangzhou, Temer ficou cerca de 50 minutos no shopping e gastou 798 RMB (cerca de R$ 388) no infame par de sapatos, além de 399 RMB (R$ 194) em um cachorro-robô de brinquedo.
Sapato brasileiro legítimo estoura e chinês cai como uma luva a Temer https://t.co/R7UqXp2uxg pic.twitter.com/Mvq1IfAsJ8
— Luciana Oliveira (@lucianadepvh) 5 сентября 2016 г.
Muita gente achou a escolha no mínimo infeliz, considerando-se a expectativa de que o papel de presidente do Brasil devesse implicar a valorização da indústria nacional, especialmente durante uma cúpula como a do G20, que reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.
Foto incrível. Reunião do G20. Dilma protagonista no centro, ao lado de Obama. Temer, figurante, esquecido no canto. pic.twitter.com/OJYEwEyk8y
— Flavio Müller (@flaviomuller) 4 сентября 2016 г.
Temer foi à China atrás de um aperto de mão dos líderes mundiais. Excluído, voltou com um sapato chinês pra sacanear a indústria nacional.
— Marcus Vinicius Dias (@viniciusdias76) 5 сентября 2016 г.
"@RodP13: #BRICS
— Democracia SEMPRE (@DSchererFe) 4 сентября 2016 г.
Xi, Putin, Modi e Zuma sabem que Temer é informante dos EUA. pic.twitter.com/py2GkOLr9t"
O Temer no @G20_China tá parecendo fã em porta de show pedindo pra tirar selfie com ídolo pra postar nas redes sociais.
— Aécio de Papelão (@aeciodepapelao) 5 сентября 2016 г.
Em março, por exemplo, a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) comemorou a extensão da proteção antidumping contra sapatos fabricados na China, com a aplicação de uma sobretaxa a produtos importados do país asiático.
Sapato brasileiro não serve para Temer?— https://t.co/C6eh0IukyW pic.twitter.com/9vl095G7Mr
— Tijolaço (@tijolaco) 4 сентября 2016 г.
A medida, segundo a entidade, permitiu recuperar empregos no Brasil quando foi aplicada em 2009 (sendo estendida em 2010 e 2016). A associação já falou que pretende dar um par de sapatos da indústria nacional a Temer, quando ele voltar ao Brasil. De graça.
Abicalçados diz que dará sapatos brasileiros ao presidente após ele ter comprado par na China. Entidade fica em NH pic.twitter.com/OJz2Ws0QpM
— Rádio ABC 900 (@abc900) 5 сентября 2016 г.
Até lá, a oposição ao novo presidente, que foi empossado formalmente no dia 31 de agosto após a votação final do impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff, promete seguir firme nas redes sociais com o movimento “Fora Temer”, não dando descanso ao peemedebista onde quer que ele esteja.
@Jocylady @RodP13 @SuzanaMariaTav4 @RegisGalo_13 @dilmabr @MichelTemer Fora Temer golpista do sapato quebrado! pic.twitter.com/5BRETLpM5W
— A opinião é minha (@IZILDAMARIADE) 5 сентября 2016 г.
Temer minimizou as manifestações realizadas contra seu governo nas principais capitais do país, dizendo tratar-se de “umas 40 pessoas que quebram coisas”. Ontem (4), São Paulo respondeu com 100 mil em coro na Avenida Paulista chamando o político de golpista.
Das emas do alvorada até o papa já entenderam o golpe. Só a Globo tenta legitimar Temer. pic.twitter.com/Dy5ZxakGNu
— Fatos Nacionais (@FatosNacionais) 4 сентября 2016 г.
Com ou sem sapatos chineses, o que é certo é que Temer terá ainda muitas pedras pelo caminho – bem mais de 40 –, e elas parecem determinadas a não saírem de seu pé tão cedo…
Temer aprende kungfu pra enfrentar quem o chama de golpista! @revistapiaui pic.twitter.com/O1Pl8W15Us
— José Simão (@jose_simao) 3 сентября 2016 г.