Na segunda-feira a Coreia do Norte disparou mais três mísseis balísticos em direção do mar do Japão, segundo informou a agência sul-coreana Yonhap, citando fontes militares. De acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, os testes foram realizados a partir da zona metropolitana de Hwangju, na província de Hwanghae do Norte. Mais tarde foi relatado que o líder norte-coreano Kim Jong-un assistiu o lançamento de mísseis e sublinhou que é necessário reforçar as forças nucleares do país.
"Três mísseis balísticos, lançados de um local, atingiram simultaneamente a zona econômica exclusiva do Japão e caíram no mar aproximadamente no único ponto. Anteriormente um míssil balístico havia sido lançado de um submarino. Tudo isso mostra um progresso na tecnologia de mísseis da Coreia do Norte", disse Inada.
Apesar das recentes sanções introduzidas pelo Conselho de Segurança da ONU e ameaças dos países adversários dos norte-coreanos, Pyongyang declarou que não pretende desistir de elaboração de tecnologias nucleares e de mísseis enquanto sentir ameaça por parte dos Estados Unidos.