Nicarágua aceita asilar ex-presidente salvadorenho

© AFP 2023 / Inti OconEx-presidente de El Salvador, Mauricio Funes
Ex-presidente de El Salvador, Mauricio Funes - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Governo da Nicarágua outorgou asilo político ao ex-presidente de El Salvador Mauricio Funes, bem como à sua esposa e aos três filhos do casal, segundo informou hoje (6) o Ministério das Relações Exteriores em resolução publicada no jornal La Gaceta, diário oficial do país.

Salvadoran policemen walks in at the Quezaltepeque jail in Quezaltepeque, El Salvador, March 29, 2016. - Sputnik Brasil
Cônsul honorário do Panamá é encontrado morto em El Salvador
O texto lembra que Funes se apresentou no último dia 01 de setembro à chancelaria nicaraguense para procurar asilo para si e para sua família.

A decisão favorável ao pedido, segundo a nota, foi tomada "por considerar-se que sua vida e integridade física, bem como a de sua família, estão em perigo por sua luta pela democracia, a paz, a justiça e os direitos humanos, e por sua filiação política na República de El Salvador".

Segundo a fonte, a normativa surtiu efeito a partir do dia 2 de setembro, independentemente da publicação posterior no La Gaceta.

Funes, que está sendo investigado pela Procuradoria-geral de seu país, alega que as acusações de suposta corrupção durante seu mandato (2009-2014) fazem parte de um espetáculo político armado contra ele.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала