Após a liberação da Darayya, os moradores tiveram que evacuar a cidade devido ao fato de os militantes terem armadilhado muitos edifícios da cidade e estradas que os sapadores do exército sírio começaram a neutralizar na semana passada.
Durante a ocupação de Darayya, os militantes locais destruíram publicamente seus passaportes sírios como um sinal de desafio contra o governo sírio. Depois disso, eles iniciaram a impressão e emissão de passaportes de sua própria autoria, não apenas para si, mas também para os residentes locais.
Os moradores foram forçados a usar esses passaportes improvisados, porque era a única maneira de passar pelos postos de controle dos rebeldes e de obter produtos e serviços em áreas ocupadas por eles.
© Sputnik / Fedaa ShahinPassaportes emitidos pelos rebeldes na cidade síria Darayya
Passaportes emitidos pelos rebeldes na cidade síria Darayya
© Sputnik / Fedaa Shahin
Após a liberação, no entanto, os moradores da cidade começaram a se livrar de seus passaportes emitidos pelos rebeldes, deixando claro que não queriam nada com os membros da chamada "oposição armada", muitos dos quais são afinal mercenários estrangeiros, de acordo com fontes do exército sírio.
A cidade de Darayya, que fica nos arredores da capital síria Damasco, foi liberada em agosto, após os militantes, que ocupavam a cidade, terem acordado um cessar-fogo e sido autorizados a evacuar a cidade juntamente com os civis.